sábado, 25 de agosto de 2012

Doctor Who - Parte I - A Série Clássica

Olá meus caros 5 seguidores! Após certa omissão de nossa parte, venho aqui com uma tarefa difícil: falar sobre uma série gigantesca e que está tomando um lugar cada vez mais alto entre as minhas favoritas: Doctor Who! Este será o primeiro de uma série de posts sobre a série. Pretendo falar primeiro sobre a série clássica, depois sobre a atual, em um post separado que ainda está em desenvolvimento!

"Oh, mas e Supernatural?" algum de vocês possa querer me perguntar. Sim, Supernatural foi uma série muito importante para mim, foi basicamente a série que me fez começar a gostar de séries em primeiro lugar, mas tem se tornado uma decepção tão grande que precisarei de muito mais motivação para escrever sobre ela, o que não será agora.

Time And Relative Dimension In Space

Doctor Who é uma série britânica do canal BBC, que estreou em 23 de novembro de 1963 às 17h 16min e 20s (um dia após o infame assassinato do presidente americano John Kennedy, o qual não possui absolutamente nenhum vínculo com a série), e manteve-se firme e forte como a série de ficção científica mais longa da história até ser cancelada em 6 de dezembro de 1989, totalizando 26 temporadas, as quais são divididas em 155 'arcos' (uma forma de dividir cada aventura de forma separada, mas que mesmo assim possuem uma cronologia única ao todo) e com um total de mais de 700 episódios. Em 1996 foi realizado um filme para a televisão chamado simplesmente "Doctor Who". Desde então, não se ouvir mais falar na série até o produtor Russell T. Davies começar a organizar um retorno da série, que estreou em grande estilo em 2005, seguindo a cronologia da série antiga, não sendo um remake ou reboot como se imaginou a princípio.

Primeiro de tudo: Doutor quem? Por que a série é chamada assim? Bom, é por causa de seu protagonista, um simpático senhor chamado Doctor, vindo do planeta Gallifrey para a Terra. A série narra suas aventuras em companhia de humanos, geralmente garotas, dentro da TARDIS, sua nave que por fora está disfarçada de uma cabine de polícia dos anos 60. O Doctor é um Senhor do Tempo, a raça natural de Gallifrey, e como tal, pode ativar um "mecanismo" em seu corpo que muda todas as células de seu corpo a fim de evitar a morte, porém ao fazer isso, ele muda também sua aparência e personalidade, permanecendo apenas as memórias. Assim, Doctor Who se mantém como uma série em constante mudança e crescimento, já que seu personagem principal não depende do ator para continuar as aventuras.

(Grande parte do que falarei sobre a série antiga será retirado de horas e horas de pesquisas e documentários, visto que é extremamente difícil encontrar episódios da série na internet.)


Até hoje, 11 atores diferentes encarnaram o Doctor: o primeiro foi William Hartnell, que ficou desde a estreia da série, em 1963, até 1966. O primeiro Doctor era um velho rabugento porém muito inteligente, que se julgava superior aos humanos. Com o tempo, o convívio com seus companheiros de viagem foi amolecendo os corações dele, o que fez ficar mais agradável e compreensivo, além de passar a se importar muito com os outros. Um fato curioso é que no começo da série, ele possuía uma neta, Susan Foreman. Susan deixou de viajar com ele pois se apaixonou por um rapaz, e não se ouviu falar nela até o especial "The Five Doctors" em 1983, quando fez uma participação especial. A princípio, o conceito da regeneração do Doctor não era imaginável, sendo que só foi criado para justificar a saída de Hartnell, que estava com problemas de saúde e precisou abandonar a série.


Para não cancelar o programa, que então já dava uma boa audiência, o ator Patrick Troughton foi chamado. Contrastando fortemente com o "vovô" que Hartnell representava, Troughton era muito mais liberal, engraçado e muitas vezes cabeça-dura, sendo mais parecido com aquele tio que vemos em reuniões familiares. Ele também sempre carregava uma flauta, que gostava de tocar quando estava em segurança com seus companheiros de viagem. Muitos dizem que Patrick Troughton foi realmente quem mostrou como o Doctor era: uma pessoa bondosa e divertida porém com um lado sério e calculista sem igual. Patrick mais tarde iria abandonar o papel para "não ficar marcado demais por ele", ato que influenciaria também outros atores a encarnarem o Doctor em gerações futuras.


1969 foi o ano em que a série sofreu mudanças significativas, quando Patrick abandonou o posto de Doctor para dar lugar a Jon Pertwee, que estreou em 1970. Pertwee era um Doctor muito diferente dos anteriores: costumava usar golpes de luta para se defender dos agressores, possuía uma personalidade bastante enérgica e era um exímio inventor. Nesse período, meio contra sua vontade, o Doctor começou a "trabalhar" para a UNIT, uma agência da Terra que investigava e combatia inimigos extraterrestres. Foi durante essa fase que o Doctor conheceu Sarah Jane Smith, até hoje considerada uma de suas companheiras mais importantes.

Todos sorri

Em 1973, com o aniversário de 10 anos da série, um especial chamado "The Three Doctors" foi ao ar, mostrando os (até então) três Doctors contracenando juntos. Como Hartnell ainda estava muito doente, ele não chegou a fazer nenhuma cena junto com Troughton e Pertwee, apenas sessões de fotos promocionais, além do fato de ter lido todas as suas falas de cartazes que ficavam atrás das câmeras, pois seu estado de saúde se agravava cada vez mais. William Hartnell veio a falecer em 1975, por consequência de um infarto, enquanto dormia.


No ano seguinte, porém, Jon Pertwee deu lugar ao desconhecido Tom Baker, que praticamente causou outra grande revolução na série. O jeito jovial, carismático e elétrico de Tom garantiram a ele o título de melhor Doctor de todos (o que só foi superado recentemente, mas chegaremos lá). Ao contrário de suas encarnações anteriores, que usavam roupas de época e condizentes com suas aparências, o quarto Doctor utilizava um grande e comprido casaco, um chapéu de abas largas e um cachecol colorido que parecia não ter fim, sempre de arrasto enquanto ele caminhava e corria. Sua popularidade e comprometimento com a série também o fizeram ficar sete anos no papel, sendo o ator a mais ficar no corpo do Doctor até hoje.


Porém, com a chegada dos anos 80, uma mudança era necessária. E foi então que em 1981 Tom Baker dá lugar a Peter Davison, que na época tinha apenas 29 anos de idade. Contrastando fortemente com seus anteriores, Davison mostrou um Doctor mais elegante, que gostava de jogar cricket e de manter um ramo de aipo preso em sua roupa. Assim como Troughton, Davison preferiu não ficar "tempo demais" no papel de Doctor, e decidiu sair de boa vontade após apenas 3 anos.

Da esquerda para a direita: 2nd Doctor (Troughton), 1st Doctor (Hurndall), 4th Doctor (boneco do Tom Baker), 3rd Doctor (Pertwee), Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney), 5th Doctor (Davison), Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen), K-9 e Susan Foreman (Carole Ann Ford).

Em 1983, Patrick Troughton e Jon Pertwee se uniram a Peter Davison para o especial de 20 anos "The Five Doctors". Como William Hartnell já havia falecido, em seu lugar foi colocado Richard Hurndall (que também morreu, um ano após este episódio). Tom Baker preferiu não participar deste especial, pois achou que seria estranho retornar tão cedo à série após sua saída em 1981. Assim, foram utilizadas imagens (editadas) de um episódio não exibido de sua época como Doctor no começo do especial, para justificar seu "sumiço". Para as fotos promocionais de The Five Doctors, a produção utilizou uma estátua de cera de Tom Baker, o que resultou em fotos (na minha opinião) extremamente toscas (veja essa acima deste parágrafo, por exemplo). O especial, assim como o anterior, mostrava todas as encarnações do Doctor unindo forças para enfrentar um grande mal.


Em 1984 chegou Colin Baker para o papel, utilizando roupas coloridas e mostrando uma personalidade agressiva, egocêntrica e mal-educada. Apesar de ter o mesmo sobrenome, Colin não era parente de Tom Baker, ao contrário do que pensavam os fãs da época. Suas roupas e personalidade refletiam claramente o fenômeno de cores e o começo da música eletrônica da metade da década de 80. Colin Baker foi e até hoje é considerado o pior ator a ter encarnado o Doctor, sendo que chegou a ser demitido da BBC, e sua cena final teve que ser feita no improviso pelo Doutor seguinte usando uma peruca (pois é). Logo ao começo da era Colin Baker de Doctor Who, a série sofreu um hiato de 18 meses, pois o canal alegava que a série estava ficando "muito violenta", devido ao fato do Doctor ter ficado um pouco "psicótico" no começo desta regeneração. Vale citar que Doctor Who sempre foi (e até hoje é) uma série infanto-juvenil, e atualmente recebe censura 12 anos no Reino Unido.


Por fim, em 1986 chega Sylvester McCoy, mostrando novamente um Doctor com bastantes rugas na cara e uma personalidade afetiva e cuidadosa com seus companheiros, porém manipulador e um pouco ardiloso. McCoy ficou presente até o cancelamento da série em 1989. Curiosamente, uma nova temporada foi prometida para estrear em 1990, estando com roteiro pronto e, pelo que alguns sites dizem, algumas cenas filmadas, porém nada disso sequer viu a luz do dia.


Sete anos se passaram, o mundo começava a era da Internet. E foi em 1996 que Sylvester McCoy retornou ao papel por alguns instantes, para regenerar para Paul McGann no filme feito para a televisão. Até hoje, McGann foi o Doctor que ficou menos tempo em cena, tendo participado apenas nesta aventura, e narrando vários audio-books posteriormente.

Dois anos mais tarde, a BBC produziu e exibiu um documentário chamado "The Missing Years", relatando como vários e vários episódios de Doctor Who foram perdidos dos seus arquivos, sendo que até hoje estão sendo recuperados para lançamento em DVD. Grande parte das aventuras dos dois primeiros Doctors são inéditas para muitas pessoas hoje em dia, pois foram perdidas após suas exibições na televisão e nunca lançadas em VHS ou DVD.

Durante muito tempo pensou-se que Doctor Who havia acabado, sem um fim adequado. Eis que chega 2005, com o produtor Russell T. Davies liderando uma equipe da BBC para um ressurgimento em grande estilo da série.O meu próximo post falará desta "nova" série em particular, a qual assisti e assim poderei falar com mais segurança e detalhes. Então preparem-se, pois será fantastic!


2 comentários: